Voltar
Compartilhe esta notícia:
Compartilhe esta notícia:
Ação será realizada no trecho que vai de Honório Bicalho à Santa Rita
A Prefeitura está realizando uma ação de limpeza em um trecho de 4km do Rio das Velhas.
A ação consiste em retirar da calha os materiais inertes, como areia acumulada, restos vegetais, e materiais inservíveis (como objetos pesados que foram lançados ou caíram dentro do rio).
A limpeza será executada no trecho que vai do bairro Santa Rita ao bairro Honório Bicalho.
Com a retirada de todo esse material há melhora no fluxo da água, que passa a correr em um ambiente mais livre, menos impactado pela poluição e com menos barreiras artificiais. A ação tem, portanto, o potencial de minimizar os problemas causados pela chuva.
Porém é importante destacar que, sozinha, a intervenção não soluciona o risco de enchente. Para isso é necessária uma ação conjunta, junto ao Governo do Estado, das ações de mitigação que forem propostas (como desassoreamento e recuperação da mata ciliar). A área às margens do rio está sempre sob monitoramento preventivo da Defesa Civil Municipal, e todos os alertas e orientações para moradores e para quem circula na região devem continuar sendo respeitados.
Licença junto ao IGAM
Obras de zeladoria no rio são de responsabilidade do governo do Estado, uma vez que o curso d’água passa por diversas cidades, e a sua gestão é feita pelo órgão estadual responsável - o Igam, Instituto Mineiro de Gestão das Águas.
Porém, por entender a importância da ação, a Prefeitura conseguiu, junto ao órgão, uma licença para executar este trabalho, em parte do trecho municipal.
Trabalho diário
A ação de limpeza vai durar alguns meses, a depender de quanto material for encontrado.
Os materiais serão retirados por maquinário especial, por empresa que presta serviço para a Prefeitura. Eles serão levados para bota-esperas, onde ficarão para que haja a secagem. Depois disso, terão a destinação adequada. No caso da areia, ela poderá ser reutilizada em obras, depois de avaliadas as condições do material. Já o lixo será destinado para o aterro que atende a cidade.
É importante ressaltar que serão feitas análises técnicas dos resíduos, para que o nível de contaminação seja avaliado. Essa é uma ação preventiva, já que não há registro de problemas desse tipo no trecho.
Plantio de árvores
Haverá, em alguns pontos, a recuperação da mata ciliar, com plantio de diversas espécies.
Educação ambiental
A Prefeitura também planeja ações de educação ambiental, a serem executadas nos próximos meses. Entre elas está a conscientização, em toda a cidade, para que não haja o descarte de nenhum lixo, especialmente de materiais pesados, dentro do rio.
Você também pode querer ler:
Não há notícias
relacionadas
Tags: